TERAPIA ANALÍTICA

O que é a Terapia Analítica?

Terapia Analítica é também conhecida como Terapia Junguiana. Este é um método de trabalho terapêutico desenvolvido por Carl Gustav Jung que definiu a psicoterapia como “um procedimento dialético entre dois sistemas psíquicos (…)”.

O objetivo desta interação dialética é o processo de autoconhecimento que se dá através da conscientização de quem realmente somos, para uma melhor relação conosco mesmos e uma boa inserção com o mundo.

O foco da Terapia Analítica é no processo de Individuação, ou seja, na expressão da totalidade do ser. Neste processo o indivíduo integra psicodinamicamente todas as suas experiências passadas – positivas e negativas, para expressar sua singularidade, seu ser único. Este é o processo que dá significado à vida e possibilita o desenvolvimento e a expressão do potencial de cada um de nós para uma vida produtiva e saudável física e emocionalmente.

Como Funciona a Terapia Analítica?

Segundo Jung, todo o trabalho analítico se baseia na compreensão da psicodinâmica entre os arquétipos do inconsciente coletivo, o inconsciente pessoal e o ego de modo a entender e auxiliar o processo de individuação de cada um.

Este método considera o inconsciente em dois diferentes níveis – o pessoal e o coletivo. As dinâmicas do inconsciente pessoal são acessadas através dos sonhos e das associações livres no discurso verbal. Entretanto, outras ferramentas também são utilizadas como: imaginação ativa e expressões artísticas diversas. Ao mesmo tempo, os arquétipos e suas dinâmicas no inconsciente coletivo são a expressão das experiências comuns a todas as pessoas em maior ou menor intensidade, estando relacionados aos mitos, contos de fadas, diversas deidades e à evolução histórica das religiões. O inconsciente coletivo esta em cada um de nós e é a representação das experiências acumuladas por toda a humanidade.

Porque Buscar a Terapia Analítica?

Estar em um Processo Terapêutico Analítico é estar buscando conhecer a si mesmo, sem ilusões e sem máscaras.

Usualmente o indivíduo busca a terapia porque necessita de ajuda para lidar com o sofrimento emocional e psíquico. E quanto mais o processo analítico se aprofunda, maior é a consciência e o entendimento das psicodinâmicas inconscientes. E, à medida que, se pode confrontar, aceitar e elaborar estas dinâmicas e processos, há uma liberação e desenvolvimento em direção ao autoconhecimento e realização dos potenciais internos que levam à Individuação e realização da Totalidade do Ser.